Notícias

Contabilistas podem se diferenciar de seus concorrentes com serviços personalizados!

Para que se possa obter valores maiores, e ainda uma diferenciação dos demais contabilistas, uma opção é a de prestar novos serviços

A contabilidade no Brasil é vista muitas vezes com certo desdém por empreendedores e gestores, especialmente no que se refere às empresas de pequeno e médio porte. Um dos motivos pelos quais isso pode ocorrer, talvez seja pela padronização dos serviços oferecidos pelos contabilistas. Muitas vezes os pequenos empreendedores ou gestores que procuram por contabilistas se deparam com a prestação dos mesmos serviços, o que gera uma “guerra” de preços entre estes, e a impressão de relacionamento “ganha-perde”, ou seja, um dos envolvidos ganha (contador) enquanto outro perde (empreendedor).

Para que se possa obter valores maiores, e ainda uma diferenciação dos demais contabilistas, uma opção é a de prestar novos serviços. Estes devem impactar nas empresas de diversas formas, mas principalmente tendo por foco as necessidades destas organizações, tais como: incremento dos lucros, melhora na qualidade de produtos e serviços oferecidos, confecção de produtos mais sustentáveis, eliminação de retrabalho, extinção do desperdício de matérias-primas dentre outros. Aí começa o olhar “clínico” do contabilista em relação ao que a empresa mais necessita. Isto requer um estudo minucioso e principalmente um planejamento de ação para a referida organização.

Neste momento é importante o emprego da Administração por parte do contabilista, na elaboração da proposta de uma ação para que o empreendedor efetivamente tome decisões que venham a agregar valor. Se a recomendação for bem-vista pelo empreendedor, se inicia uma parceria do tipo “ganha-ganha”, isto é, tanto o empreendedor quanto o contabilista irão ganhar, sem mencionar a sociedade em geral.

A Administração pode ser empregada pelo contabilista de diversas formas, por exemplo, para aumentar a eficiência da empresa, isto implicará na redução do desperdício de matérias-primas, na redução ou até mesmo na eliminação do retrabalho dos colaboradores das empresas o que proporcionará um aumento dos lucros.

Outra forma do contabilista contribuir para as pequenas e médias empresas, é ajudar os empreendedores a tomar decisões, mais rapidamente e mais lucrativas. Há vários processos para a tomada de decisão, o importante é identificar qual o melhor método a ser empregado pela empresa naquele momento, já que há vários elementos a serem analisados, tais como: concorrência, legislação, pontos fortes e fracos que a empresa possui, o impacto da tecnologia na organização e assim por diante. Não se pode esquecer que toda proposta de decisão deve considerar pelo menos três tipos de ambiente: ambiente onde a recessão impere, ambiente que apresente crescimento econômico ou ainda o ambiente estável.

Visto isto, o contabilista é um elemento de suma importância para pequenos e médios empreendedores/gestores administrarem seus negócios, pois estes, na imensa maioria das vezes, não possuem dinheiro para contratar consultores (que são mais caros). Desta forma, o contabilista acaba se tornando um parceiro vital, sem o qual não se pode obter os melhores resultados. Muitas vezes isto é tão significativo que pode redundar na própria sobrevivência da organização, frente à inovação da concorrência, inovações tecnológicas que tornam os produtos de muitas organizações obsoletos e outras coisas.

É claro que o contabilista desta forma acaba contribuindo expressivamente para as empresas e para a sociedade, pois colabora para a manutenção e criação de novos empregos, geração de renda, aumento dos lucros, aumento da arrecadação de impostos e assim por diante. Consequentemente, em virtude do seu alto desempenho, será procurado por outros empreendedores/gestores que vão conhecendo seu trabalho, sem contar as indicações da sua clientela. Isto proporcionará a possibilidade de incrementar seus ganhos e contribuir para uma sociedade melhor.