Notícias

CFC apresenta resultados das pesquisas de satisfação em relação ao profissional da contabilidade e sociedade

Objetivo é melhorar os serviços prestados, realizou pesquisas de satisfação em relação ao profissional da contabilidade e sociedade no exercício de 2022.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o objetivo de melhorar os serviços prestados, realizou pesquisas de satisfação em relação ao profissional da contabilidade e sociedade no exercício de 2022.

Uma das práticas da governança pública organizacional, vinculada ao mecanismo de controle, é analisar a satisfação das partes interessadas. Assim, os resultados apresentados no Relatório das Pesquisas de Satisfação podem ser consultados no portal da autarquia.

As pesquisas – que são realizadas anualmente e compõem o Sistema de Gestão por Indicadores do CFC – são aplicadas por meio de ferramenta eletrônica específica. Os questionários são confidenciais, e a participação ocorre de forma voluntária e anônima.

O grau de satisfação das pesquisas é a média aritmética dos resultados apurados nas questões que compõem cada formulário. As respostas observaram uma escala em que 1 significa “muito ruim” e 5 significa “muito bom”.

No documento, é possível verificar que o resultado alcançado demonstra o comprometimento do CFC com todos os seus públicos. A meta de 2022 para o grau de satisfação dos profissionais de contabilidade era de 70%, porém o resultado obtido foi de 76,99%, ou seja, 109,99% de desempenho.

Já no índice de avaliação da profissão contábil perante a sociedade, com meta também de 70% para o período, o resultado alcançado foi de 87,50% e, assim, o desempenho ficou com a marca de 125,00%.

Por meio dos resultados, o CFC pretende programar mais ações que busquem a melhoria da imagem dos profissionais da contabilidade e do Sistema CFC/CRCs, do trabalho realizado pelos Conselhos de Regionais de Contabilidade e dos serviços prestados aos profissionais da área. Para consultar o relatório na íntegra, clique aqui.